-
Arquitetos: luis vidal + arquitectos
- Área: 297000 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: BANDALUX, Inasus, STACBOND
O projeto
O novo Hospital Álvaro Cunqueiro projetado por Luis Vidal + arquitectos acaba de ser inaugurado em Viga, Espanha, um dos maiores centros hospitalares europeus e um dos mais avançados tecnologicamente do mundo. O edifício responde aos critérios de flexibilidade, conforto e modulação ótimos planejados para que seja um edifício para o futuro, tecnológico e de vanguarda. Concebido a partir da responsabilidade econômica, social e meio ambiental presente nos mais de cem projetos dos arquitetos. O novo hospital é o primeiro edifício sanitário na Espanha reconhecido com a certificação internacional de sustentabilidade BREEAM.
Integração na paisagem
No projeto foi determinante o estudo do entorno, já que apesar de seu grande tamanho é integrado em seu âmbito mediante o escalonamento e fragmentação dos volumes sobre a ladeira da montanha na qual se assentam, gerando acessos e espaços especializados e fazendo desta condição uma virtude. São deslocadas a este edifício-cidade as sequências da paisagem desde o mar para a montanha com dois espaços de conexão: a "espinha" ou lâmina relacionada com o porto como elemento claramente tecnológico e as "velas" de hospitalização conectadas a este.
Marcos
O esquema de circulações é estruturado mediante a espinha central e os núcleos verticais especializados que locam cada serviço em seu lugar ótimo. A organização dos serviços é realizada agrupando os ambulatórios em um extremo e os internos em outro. O resultado é um edifício que se destaca pelos seguintes marcos: flexibilidade construtiva e funcional, busca da escala humana, uma ordenação de fluxos de circulação claros e diretos, sem espaços residuais e de menores percursos - que potencializam a orientação intuitiva e a diminui o stress do paciente -, maior aproveitamento da luz natural, presença contínua de vegetação - com jardins terapêuticos -, o emprego da cor, materiais quentes e confortáveis e cautela acústica.